O Grupo de Estudo de Caprino e Ovino - GECO foi criado com a iniciativa do Prof. Adelmo Ferreira de Santana e de alguns alunos da graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia no ano de 1984.
Durante mais de 39 anos o GECO desenvolve atividades por toda Bahia, com foco em pequenos produtores através de ações extensionistas, onde leva assistência técnica e orientações para as comunidades rurais envolvidas na caprinocultura e ovinocultura.
Ao longo dos anos, o grupo através de seus coordenadores auxiliou o Prof. Adelmo no desenvolvimento das atividades e aulas a campo, assim como na organização dos cursos, simpósios e eventos.
Atualmente o GECO passa por uma nova fase após a aposentadoria do seu fundador Prof. Adelmo, assumindo a partir de 2015 o Prof. Fábio Nicory Costa Souza, Médico Veterinário, formado na EMEVZ - UFBA em 2002.
O Prof. Fábio também foi orientado de graduação do Prof. Adelmo, assim como coordenador do grupo durante parte do período de graduação. No momento coordena também as disciplinas MEV-142 (Caprinocultura e Ovinocultura), MEVC-27 (Cabrito Ecológico da Caatinga) e MEVC-75 (Produção de Pequenos Ruminantes na Caatinga), componentes ofertados no curso de graduação em Medicina Veterinária.
Na Fazenda Experiemental de Entre Rios da EMEVZ - UFBA, o grupo atua a mais de 15 anos. Os rebanhos de caprinos e ovinos da fazenda são usados nas atividades práticas com alunos de veterinária, zootecnia e durante os cursos e dias de campo promovidos pelo GECO.
As reuniões do GECO sempre aconteceram uma vez por semana durante o semestre letivo, com duranção média de uma hora.
Atualmente as reuniões ocorrem:
Dia: Sexta Feira